Quais são os custos de uma obra?

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá eu sou Erica Vendramini, sou especialista em arquitetura e hoje estou aqui para falar sobre custos de uma obra.

Descubra quais são os custos de uma obra

O que me motivou a escrever esse artigo é porque muitos clientes me procuram porque têm dificuldades para organizar e controlar as finanças pessoais, e a dúvida é sempre se o dinheiro que o cliente tem será o suficiente para arcar com todas as despesas da obra.

Realmente este é um desafio muito comum e sempre que se trata de dinheiro é necessária muita cautela, pois os gastos com a sua construção precisam ser bem controlados economizando dinheiro e de tempo.

Infelizmente já vi muitos casos de pessoas abandonando a obra quase finalizada por não ter de onde tirar mais dinheiro para finalizar o projeto…

Os custos estão relacionados a vários fatores que precisam ser analisados e priorizados.

Você sabe quais são? Vou citar os que considero principais:

  • Primeiramente qual será o tipo de moradia?

Descubra quais são os custos de uma obra

Será apenas uma casa para uma família? Terá 1 ou 2 andares? Será um condomínio com várias casas? Ou condomínio de vários apartamentos? Aí que entrará o seu primeiro gasto, na aquisição do terreno ideal, levando em consideração a localidade e dimensões do lote.

  • Qual é o tamanho do imóvel que você deseja construir?

Se o terreno já foi escolhido, o próximo passo é analisar a área da edificação a ser construída…

Qual a quantidade de quartos? Quantos banheiros serão ideais? Qual a altura do pé direito? A estrutura será de concreto armado ou metálica? Terá piscina? é necessário muros de arrimo?

Todos este fatores influenciarão diretamente no custo final da obra. Mas o fator que acredito ser o maior vilão de todo o custo é o tipo de acabamento, que poderá ser simples ou muito sofisticado.

Existem alguns índices que nos fornecem o valor médio do metro quadrado construído para cada estado do país por padrão de acabamento, isso poderá te auxiliar a fazer uma estimativa do custo total da obra, porém, existe uma margem de erro, que poderá fazer com que o seu dinheiro não seja o suficiente para cobrir este gasto excedente.

  • O que tenho que fazer para não cometer erros e gastar mais do que eu posso?

Descubra quais são os custos de uma obra

Mas e agora? Você pode estar se perguntando…

A resposta é simples!

Você precisa realizar o projeto completo com todas as etapas bem definidas, independente se você for construir tudo de uma vez ou por partes… Digo isso primeiramente por causa da organização financeira, e também para que o projeto como um todo esteja alinhado, ou seja em harmonia.

Com o projeto todo finalizado basta pegar a lista de todos os materiais elétricos, hidráulicos, quantidades de areia e brita, pisos e louças, madeiramento de telhado entre outros materiais a serem utilizados na obra, encontrar a mão-de-obra especializada para cada tipo de serviço, e analisar os custos por etapa.

É muito importante também incluir no custo total os gastos com a área externa e mobiliários. Além da decoração e paisagismo.

Descubra quais são os custos de uma obra

Se você contratou uma empresa de arquitetura e engenharia capacitada, pode ter certeza! Este imóvel será muito mais valorizado do que você espera. Pois um bom projeto garante a qualidade do seu empreendimento.

Agora que você entendeu quais são os custos de uma obra, eu tenho um convite especial para você, eu pessoalmente vou te ajudar a construir ou reformar da maneira certa, gastando menos e evitando dores de cabeça basta clicar aqui

Um grande abraço, fica com Deus e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *