Descubra quais são os projetos necessários para um bom planejamento de uma obra

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá eu sou Erica Vendramini, sou especialista em arquitetura e hoje estou aqui para passar você que pensa em fazer um projeto de sua casa ou empreendimento, algumas dicas de quais os projetos necessários para execução de uma obra a nível de excelência!

projetos necessários para execução de uma obra

Para quem acompanha aqui minhas dicas sobre construção, já sabe que sou totalmente favorável a um bom planejamento. Tudo na nossa vida, quando planejado, fica mais fácil. Em obra e projetos não é diferente. Uma obra bem planejada traz muitos benefícios, principalmente economia financeira.

Bom… mas aí você deve estar me perguntando:  Mas como assim? Como posso fazer um bom planejamento de minha obra? Quais os benefícios de um projeto completo?

É simples! Só é possível fazer um planejamento bem feito e assertivo, se você tiver os dados de sua obra. E para ter esses dados, não existe mágica, tem de fazer os projetos essenciais. É fato que quando falamos em projetos essenciais, vem em mente os projetos Arquitetônico, Estrutural, Elétrico e Hidrossanitário. Realmente com esses projetos já nos dão um embasamento legal para elaborar o planejamento de obra.  Porém hoje em dia, o mercado começou a seguir uma nova tendência: O projeto de Design de Interiores.

projeto de design de interiores

O Design de Interiores, pra quem não conhece, é um projeto onde você defini e detalha como sua casa irá ficar depois de pronta e já com você morando nela. Sofás, mesas, armários, TV, eletrodomésticos, tipo de piso, bancadas, cor da pintura, enfim, todos os detalhes para que você tenha o projeto de sua casa exatamente como ela vai ficar depois de pronta. É muito importante e, como já dito, é uma nova tendência de mercado a contratação desse projeto em conjunto com o projeto Arquitetônico.

Daí você deve estar questionando: Mas pra que irei fazer o projeto de Design de Interiores agora, sendo que nem comecei a construir? Esse é o grande ponto! Com os projetos Arquitetônico e Design de Interiores concluídos, o desenvolvimento dos projetos elétrico e hidrossanitário ficam assertivos.

Vou explicar melhor… é muito comum uma obra, depois de concluída, quando os moradores vêm com as mudanças, tomadas ficarem atrás de armários, pontos de água afastados do local onde o morador acha que seria o local mais apropriado, interruptores de energia em locais inadequados…

Daí começam os quebra quebras para consertar esses problemas, ou então você terá de adequar a disposição da casa à forma que ela foi construída.  Isso acontece não porque os projetos elétrico e hidrossanitário ficaram errados e sim porque tudo isso não foi pensado de forma assertiva e planejada.

projetos necessarios para execução de uma obra

Acho que agora está claro o motivo de fazer o Design de Interiores antes.

Os projetos Elétrico e Hidrossanitário dependem do projeto Arquitetônico e Design de Interiores, ou seja, eles devem ser executados somente depois.  Com o projeto de Design de Interiores concluído, é possível desenvolver os projetos Elétrico e Hidrossanitário com exatidão. Sem risco de retrabalhos futuros, no momento da execução ou quando for mobiliar a casa.

Então, visando projetos bem planejados e uma facilidade maior na hora de execução, recomenda-se seguir a ordem de execução dos projetos:

  1. Arquitetônico
  2. Estrutural e Design de Interiores (esses podem ser feitos em paralelo)
  3. Projetos Elétrico e Hidrossanitários

Bom… agora que você já assimilou essas dicas para seu projeto e pretende fazê-lo, já pode dar os primeiros passos.

Se você quer desenvolver os projetos de sua casa e construir de uma forma planejada e assertiva, eu tenho um convite especial para você, eu pessoalmente vou te ajudar a construir ou reformar da maneira certa, gastando menos e evitando dores de cabeça basta clicar aqui

Um grande abraço, fica com Deus e até a próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *