Como economizar na construção

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá eu sou Erica Vendramini, sou especialista em arquitetura e hoje estou aqui para falar de um assunto que vem gerando muitas dúvidas e desconforto em várias pessoas quando falamos de construir ou reformar.

A dúvida é: “Como economizar na sua construção?”

Hoje em dia, o dinheiro é sempre algo muito importante e que tem que ser levado em consideração em muitos dos nossos sonhos. Ter uma casa própria e nova não é diferente, principalmente porque o custo desse sonho é relativamente alto. Quem não quer ter uma casa nova, onde ninguém morou e que foi feita sob medida para você? Aposto que a maioria de vocês tem esse desejo, porém não tem todo o dinheiro necessário.

Hoje aqui não vou ensinar a vocês uma mágica de multiplicação do seu dinheiro, mas posso ajudar-lhes a valorizá-lo ainda mais na sua construção. Tenho aqui algumas dicas fundamentais que, com certeza, irão ajudar muito na hora da execução da sua tão sonhada construção.

Caneta e papel na mão!

  • Escolha de um terreno: Cada terreno tem suas particularidades que influenciam diretamente no custo. Resistência do solo, por exemplo, requer uma fundação mais robusta, onde demandará mais material e mão de obra. Outro ponto é a topografia do terreno: Terrenos que necessitam de cortes e/ou aterros, demandam algumas horas de máquinas e, às vezes, materiais de aterro. Essa escolha é sempre mais adequada ser feita com a orientação de um especialista.

Como economizar na construção

  • Projeto: Toda construção começa pelo projeto. A princípio temos a sensação de que é um dinheiro jogado fora. Aí é onde estamos muito enganados. Um projeto custa no máximo 5% da obra, porém pode trazer grandes benefícios em termo de custo. É o momento das mudanças. É muito mais barato alterar um projeto ainda no papel do que alterar durante a execução da obra, quando teria de quebrar algo que já está pronto e refazer. Além disso, o projeto pode ser desenvolvido de acordo com sua disponibilidade de recurso financeiro, ou seja, uma construção que caiba dentro de seu bolso. Somente com um projeto bem feito conseguimos planejar nossa obra.

Como economizar na construção

  • Planejamento: Essa palavra é mágica! Tudo na nossa vida, quando planejado, é muito mais fácil. Se temos um projeto bem feito somos capazes de fazer o planejamento físico e principalmente financeiro de nossa obra, com uma precisão tal, que desde o primeiro dia de obra, já saberemos quanto tempo vamos gastar, o custo final e também quando e quanto serão os desembolsos financeiros no decorrer da construção.

Como economizar na construção

  • Pesquisa de Preço: Esse também é um item essencial. Saber comprar reduz significativamente o valor da obra. Saber comprar é pesquisar preços, negociar, saber onde comprar, quando comprar, a quantidade a ser comprada… Isso tudo se remete também ao item anterior, que é o planejamento. Se você sabe quando precisará daquele determinado material, certamente conseguirá antecipar suas negociações, pois numa negociação, o TEMPO é sempre importante. Comprar na correria é pagar caro.

Como economizar na construção

  • Mão de obra: É também um custo significativo da obra. Gira entre 30 e 40% do custo total. Conseguir bons profissionais com bons preços irá refletir diretamente no desempenho de sua construção.

Como economizar na construção

  • Acompanhamento Técnico: Muito importante. Esse acompanhamento, além de ter uma responsabilidade de um especialista envolvido, faz com que a sua construção seja desenvolvida sem erros. É muito comum uma construção ter até 30% de custo em desperdícios, sejam eles retrabalhos, organização da obra, etc…

Como economizar na construção

Bom… agora que você já assimilou algumas dicas sobre como economizar numa obra e pretende construir, já pode dar os primeiros passos, começando pelo levantamento dos recursos financeiros que você terá disponível. A partir daí, é seguir esse roteiro e o seu sucesso está garantido!

Agora que você entendeu como gastar menos na construção da sua obra, eu tenho um convite especial para você, eu pessoalmente vou te ajudar a construir ou reformar da maneira certa, gastando menos e evitando dores de cabeça basta clicar aqui

Um grande abraço, fica com Deus e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *