4 dicas para organizar seu orçamento para construir sua casa

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá eu sou Erica Vendramini, sou especialista em arquitetura, atualmente sócia proprietária da SUESA Arquitetura e Engenharia e hoje estou aqui para passar a você que pensa em construir, 4 dicas para organizar seu orçamento para construir sua casa.

dicas para organizar seu orçamento para construir sua casa

Sem dúvida, um dos sonhos mais comuns do ser humano é ter sua casa própria. A maioria de nós passa anos e anos pensando e imaginando como seria sua casa dos sonhos. Como seriam os quartos, sala, cozinha, jardim, área de lazer… Porém colocar todas essas ideias no papel é desafiante para a maioria das pessoas. Agora colocar essas ideias no papel e ainda com os custos estimados, parece impossível para a maioria. A notícia boa é que não é impossível. Na verdade é até fácil demais, desde que se siga alguns critérios.

Para lhe apoiar nisso, listei aqui 4 dicas para organizar seu orçamento de sua casa própria. Então vamos lá! Caneta e lápis na mão.

1 – Projeto

orçamento para construir sua casa

O primeiro passo é saber o que você quer. Não estou falando de já desenhar a planta e sim saber quais os cômodos, suas dimensões, quais itens da sala, da área de lazer, quantas vagas de garagem, enfim, todas as informações de como será sua casa.

Dica: Analise sua vida no dia a dia e veja o que é essencial para você e que vai te fazer bem. Cuidado para não colocar algo que seria uma utopia na sua vida, ou seja, que você não usufruirá. É importante também você conversar com amigos e familiares. Certamente muitos já passaram por situação semelhante e poderão lhe apoiar.

2 – Orçamento

orçamento para construir sua casa

Um projeto, para ser viabilizado, é necessário um orçamento. É muito importante saber que o orçamento de uma obra é a soma dos valores do projeto arquitetônico, elétrico, hidro- sanitário, impostos, custos administrativos, mão-de- obra, terreno e materiais. Existe uma maneira muito simplificada para estimar o valor de sua obra. Utilizar índices.

O índice mais conhecido e utilizado na construção civil é o do CUB (Custo Unitário Básico), disponibilizado pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) nos diversos estados brasileiros. Basta você multiplicar a área total de sua casa, conforme levantamento feito no item anterior, pelo valor do CUB. Depois de achado esse valor, basta somar o custo com os projetos, terreno, e custos administrativos. Assim você terá uma ordem de grandeza do valor final de sua obra.

3 – Finanças

orçamento para construir sua casa

Sabendo o valor para executar a obra, organizar suas finanças fica mais fácil. Guardar dinheiro é desafiador, mas para que execute uma construção, é inevitável. Se você já tem planilhados todos os seus gastos e proventos, ótimo! Se não tem ainda, melhor fazê-lo desde já. Após feito esse controle, pelo menos em um mês, a dica é verificar tudo o que for supérfluo e que dá para cortar da sua vida nesse momento.

Sei que esse desafio é grande, mas não há vitória sem esforço. Feito isso, veja quanto é a somatória desses itens. Assim terá um valor que poderá disponibilizar para a sua construção.

4 – Planejamento financeiro da obra

orçamento para construir uma boa obra

Agora que você já tem o custo da obra e também seu dinheiro disponível mensal, faça as contas. Divida o custo pelo valor mensal e terá a quantidade de meses de duração da obra. Caso essa quantidade de meses for muito grande, a primeira opção é cortar de seu projeto algumas coisas que são supérfluas ou então postergar sua execução, por exemplo uma piscina. Você não precisa construí-la durante a obra. Pode deixar pra fazê-la depois de alguns anos.

Uma outra alternativa é buscar aporte financeiro, através de um financiamento ou então um consórcio. A maioria das instituições financeiras têm em seu site simuladores, onde você pode brincar e fazer simulações.

Bom… agora que você já assimilou algumas dicas para organizar seu orçamento para sua casa própria e pretende fazê-lo, já pode dar os primeiros passos. Vá em frente!

E antes de finalizar esse artigo eu gostaria de te fazer um convite especial…

Se hoje você tem uma ideia de construir ou reforma, eu tenho um convite especial para você, eu pessoalmente vou te ajudar a construir ou reformar da maneira certa, gastando menos e evitando dores de cabeça basta clicar aqui

Vejo você por lá, um grande abraço, fica com Deus e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *